Imprimir

TREE ELÉTRICO


 
O movimento Tree Elétrico vai plantar mais de 570 mil mudas buscando neutralizar as emissões de CO2 produzidas durante o Carnaval 2018 de Salvador
 
 
A maior festa de rua do mundo vai ganhar, em 2018, mais um motivo para ser referência mundial. O movimento Tree Elétrico tem por objetivo neutralizar a emissão de Carbono do carnaval de Salvador e fazer o replantio de mais de 570 mil mudas nativas da Mata Atlântica em Salvador, região metropolitana e Recôncavo. Para marcar esse momento, foi construído um Espaço Verde, no qual será possível conhecer mais do movimento Tree Elétrico, realizar doação para a campanha e se aprofundar nas questões ambientais do Brasil e da Bahia.
Localizado no 3º piso do Shopping da Bahia (SDB), o Espaço Verde é uma das ações do Movimento, que planeja outros movimentos em parques urbanos, bosques, escolas da rede municipal e estadual, comunidades, com artistas e blocos e camarotes do carnaval de Salvador, além de outras surpresas.
 
CARNAVAL + REFLORESTAMENTO
O carnaval de Salvador, além de movimentar a economia local, é o momento de maior mobilização da cidade. A capital recebe turistas de todo Brasil e seus moradores esperam ansiosamente o momento de encontrar seus ídolos. Mas, e se tudo isso tivesse também o objetivo de cuidar do ambiente e gerar impacto positivo? O Tree Elétrico agrega ao Carnaval a oportunidade de reflexão sobre o efeito das mudanças climáticas e como todos que fazem esta festa acontecer podem ser protagonistas de uma transformação positiva.
Para participar desse movimento, o folião pode contribuir de diversas formas, uma delas é ao comprar abadás de blocos e camarotes parceiros que já incluem a contribuição direta ao movimento. No momento da compra o folião pode também fazer sua doação no valor mínimo de R$ 6,50. Este valor é referente à produção da muda, mobilização da população proprietária das terras, planejamento, execução, monitoramento do plantio e gestão da campanha. Doações também podem ser realizadas através do site www.treeeletrico.org.br e no Espaço Verde dentro do SDB.
 
FOLIA VERDE
O projeto está em construção há mais de um ano e está sendo desenvolvido pela SER – Inovação Social e Sustentabilidade, Aú – Marketing com Propósito e Objectiva Comunicação e com o gerenciamento de fundos feito pelo IRIS - Instituto de Responsabilidade e Investimento Social, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, e conta com o apoio do Shopping da Bahia, Trade do carnaval, Embasa, Prefeitura Municipal de Salvador, World Resources Institute e Conservação Internacional.
De acordo com Lila Lopes, Superintendente do IRIS, o movimento Tree Elétrico valoriza as instituições e empresas envolvidas, posiciona Salvador internacionalmente como exemplo de resiliência, busca de sustentabilidade e de enfrentamento das mudanças climáticas. “Acreditamos que através do movimento civil e empresarial possamos alcançar, com resultados práticos, benefícios ao maior número de pessoas”.
Já Camila Godinho, sócia da SER – Inovação Social e Sustentabilidade, ressalta que o Tree Elétrico busca reflorestar uma parcela da Mata Atlântica, gerar maior arborização e conforto térmico em áreas urbanas, recuperar nascentes e matas ciliares dos rios que alimentam Salvador, fomentar a economia verde, gerando emprego e renda para viveiristas e colaborar com o pacto global de enfrentamento das mudanças climáticas. “Estamos conectando diversos atores para que juntos possamos restaurar uma parte da Mata Atlântica. Vamos engajar a sociedade não apenas para doar mudas, mas também para perceber os espaços em que vivem e como podem ser arborizados. Além disso, o Tree tem a preocupação de promover o reflorestamento prioritariamente em margens e nascentes dos rios que alimentam Salvador de água, algo importantíssimo em temos de racionamento”, fala Camila.
O Tree Elétrico tem como parceiro o Shopping da Bahia, World Resources Institute e Conservação Internacional. Há também o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e da Embasa, além do parceiro de mídia Rede Bahia. Pode ser acompanhado através da @treeeletrico, tanto no Instagram como no Facebook.
 
RAÍZES FORTIFICADAS
As realizadoras do Movimento Tree Elétrico atuam em projetos que propõem a geração de impactos positivos na sociedade e no ambiente, buscando unir empresas com propósito na construção de uma economia mais sustentável. A SER – Inovação e Sustentabilidade, organização que tem como missão contribuir para a construção de sociedades sustentáveis por meio da inspiração, desenvolvimento e promoção de soluções inovadoras e com impactos social e ambiental positivos, é uma das realizadoras do Tree Elétrico.
A Aú – Marketing com Propósito, também realizadora, está com movimentação de toda a empresa para construção de projetos que impactem positivamente ambiental e socialmente.
Para dar vida ao Movimento, o Tree Elétrico ganhou o um Espaço Verde, criado pela Objectiva Comunicação, sendo ponto de coleta de doações e ambiente de bate-papos e rodas de conversa sobre economia verde e sustentabilidade. A programação do local teve início em setembro e conta com participação de convidados todo sábado às 15h, com bate-papos movimentando o Espaço Verde até o início da folia carnavalesca.